Em 1988, Alexandre Tadeu da Costa, um rapaz de família humilde, vendeu, além de outros produtos, dois mil ovos de 50g. Porém, quando chegou à fábrica, ele descobriu que cometera um enorme engano, por não conhecer o suficiente a linha de produtos da empresa que, na verdade, não fabricava ovos de 50g e não teria condições de fabricá-los antes do domingo de Páscoa para honrar as vendas efetuadas. Frente a isso, preocupado em honrar a encomenda e em não perder o pedido, o estudante, então com 17 anos, comprou a matéria prima necessária e procurou alguém que estivesse acostumado a fabricar chocolates em casa. Em uma loja especializada no ramo, conheceu uma senhora que fazia chocolates caseiros e que veio a ser a primeira funcionária da Cacau Show. Comprou formas, embalagens e quantidades suficientes do produto em barras para derreter e em seguida transformá-lo em ovos de Páscoa.
Durante três dias, com uma jornada diária de 18 horas de trabalho e com um prazo de entrega apertado, foi possível a entrega da encomenda. Essa operação gerou um lucro líquido de aproximadamente US$ 500. Depois da experiência, Alexandre percebeu que havia um mercado muito pouco explorado de chocolates artesanais e resolveu investir nisso. Com esse capital inicial, a empresa iniciou suas atividades em 1989 no bairro da Casa Verde, em São Paulo. O empreendimento se estabeleceu numa sala de 12m² da empresa de seus pais, que inicialmente foi cedido sem custo por seis meses. Após esse período inicial, ele passou a pagar aluguel. Nessa época, o processo de produção era bem precário: ele e o amigo produziam e saíam vendendo as guloseimas em padarias, contando também com a ajuda de revendedores.
Hoje o Brasil é o quinto maior produtor de cacau do mundo e já é o segundo país que mais produz ovos de páscoa. O mercado de chocolate no Brasil tem apresentado crescimento acelerado, o que impulsiona a movimentação de mais R$ 7 bilhões ao ano. A Cacau Show é uma empresa que não para de crescer, principalmente a partir de 2001, com a primeira loja franqueada. O sucesso do negócio foi tão grande, que hoje são mais de 807 unidades espalhadas em todo o Brasil. Nos últimos anos a empresa ganhou um grande destaque na mídia, tanto pela história de negócios do empreendedor Alexandre Tadeu da Costa, quanto ao aparecimento da marca nos meios de comunicação, por meio de suas recentes campanhas.
Sua primeira aparição na mídia foi em 2007, mas só em 2008 que a empresa ganhou um conhecimento nacional de sua existência, onde páginas de jornal e matérias de revistas ilustraram a história de vida do seu proprietário Alexandre Tadeu da Costa ao completar 20 anos de fundação da Cacau Show.
A primeira loja só veio em 2001, construída num pequeno espaço de 40 metros quadrados , na cidade de Piracicaba. Pouco depois, ainda neste ano, a empresa implantou o sistema de franquia. Era o que faltava para dar consistência à empresa. Nos anos seguintes foram inauguradas centenas de lojas. Em 2005 a empresa ganhou o prêmio de "Melhor Franquia do Ano", na categoria Cafeteria e Confeitaria. Em 2007, para dar conta da expansão, a empresa abandonou sua antiga fábrica de cinco mil metros quadrados, na capital paulista, e inaugurou uma nova unidade de 17 mil metros quadrados em Itapevi, interior de São Paulo. O novo empreendimento consumiu um investimento inicial de R$ 15 milhões. Para a produção de trufas, carro-chefe da rede varejista, a Cacau Show conta com a maior máquina de fabricação de trufas da América do Sul, com capacidade para produzir uma tonelada de trufas por hora. Em meados deste ano a Cacau Show se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo, ao ultrapassar em número de lojas a americana Rocky Mountain.